É com entusiasmo que estou estreando este blog! E essa publicação marca o início de uma jornada com o objetivo de ampliar a visibilidade do meu trabalho como Designer e Fotógrafo, além de celebrar uma característica que tenho como essencial para internet: ser um espaço onde pessoas comuns compartilham suas paixões, conhecimentos e histórias de maneira autêntica e livre.
Recordo com carinho da época em que a internet era dominada pelo som da conexão discada, por bips do ICQ, pelos ‘Ops: @’ e ‘Voices: +’ do mIRC e o Kazaa como a principal plataforma para troca de músicas, só para citar algumas jóias daquele tempo. Cada um desses recursos era uma peça do quebra-cabeça que formava a experiência online do final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Ta bom, talvez eu não recorde com tanto carinho assim.
Foi nesse contexto que os blogs começaram a surgir para mim. Cada blog era uma janela para a vida e os interesses de alguém, pessoas de todos os cantos do mundo – Isso era incrível! E essa diversidade era fascinante. Em 2007, inspirado por tantas referências e possibilidades, criei meu primeiro site/blog, o “Surf em Foco”. Eu tinha 19 anos, e estava iniciando minha vida profissional como webdesigner. Tinha uma paixão pelo surf e a vontade de aprender mais sobre o WordPress, ferramenta que na época era uma grande novidade pois facilitava a gestão de conteúdo e também permitia a criação de blogs versáteis. Surfei essa onda! Durante três anos, compartilhei fotos, dicas de músicas, eventos, vídeos e trabalhos de artistas que tinham o surf como inspiração. Foi um projeto incrível que refletia minha imersão no surf, design, fotografia e minha busca por referências e descobertas.
Única foto que sobrou com a logo do projeto. Eu do outro lado da câmera, pegando um tubo no bodysurf.
Nesse mesmo período, nas minhas buscas por referências no universo do design gráfico, descobri o portfólio do Scott Hansen, também conhecido como Tycho. O site do Scott era uma fusão perfeita entre design e música, oferecia uma experiência única de navegação com uma trilha sonora que algum tempo depois compreendi que também eram criações dele. Essa relação som/imagem me inspirava e me transportava para um lugar muito bom. Eu costumava criar escutando músicas do Tycho.
De o play e segua o fio.
Por qual motivo lembrei disso tudo? O Tycho tinha um blog! O iso50.
E eu costumava dar uma passada por lá quando me conectava a internet – pois é, tinha essa coisa de se conectar, parecia um movimento a gente tinha que chegar nos sites – queria encontrar alguma nova descoberta sonora, visual que o Scott havia compartilhado. Nesse movimento eu ia expandindo minha bagagem sensorial. O iso50 se manteve ativo por 15 anos, com a última publicação em 09/10/20. No total foram 2555 publicações. Imaginem a riqueza de conteúdo acumulada ao longo desses anos – música, arte, fotografia, vídeos, histórias, comentários. Ele ainda está lá, intacto. É divertido olhar o arquivo no sidebar, um verdadeiro tesouro digital.
Eu gostava e sigo gostando muito do estilo gráfico, da essência dos trabalhos do Scott.
Essa história me faz refletir sobre o que teria sido se (aqui eu queria ter encontrado algum texto que li no instagram dia desses, mas o search lá não funciona) eu tivesse continuado com o “Surf em Foco”, adaptado às transformações da minha vida. Não foi desta forma. Trilhei meu percurso digital por outros caminhos: Fotolog, DeviantArt, Orkut, Facebook, Flickr, Instagram. Fui me espalhando por aí, aprendendo sobre muitas ferramentas.
Sempre fiquei com essa idéia na cabeça, em tempos de stories, reals, shorts, de conteúdos rápidos da uma vontade de voltar para esse tempo que as coisas pareciam um pouco menos aceleradas. Nostalgia! A Pixar lançou recentemente “Divertidamente 2”, e uma das novas emoções que aparecem no trailer é ela – que, pelo trailer, não parece ser uma protagonista – tô curioso.
Essa emoção ressoa muito comigo, especialmente enquanto crio este blog… Especialmente agora, em junho. Mês do meu aniversário. Dia 24. 38 anos.
Bora tomar um cafézinho e recordar os bons tempos?!
Este é um novo capítulo, um espaço pessoal onde vou compartilhar minhas referências, inspirações e, claro, meu trabalho como Designer e Fotógrafo e o que mais surgir na jornada. Tenho uma vontade imensa de aproveitar ao máximo essa ferramenta para criar, compartilhar e conectar-me ao mundo por essas vias abertas na internet, vias que nós abrimos.
Convido todos vocês a explorar meu portfólio, minhas criações e a acompanhar este blog.
Vamos celebrar juntos o que essa jornada pode oferecer. .
Sejam muito bem-vindos, vindas, vindes!